Nutrição Funcional
A Nutrição Funcional envolve o estudo da individualidade bioquímica de cada paciente, levando em conta suas particularidades para indicar alimentos adequados, a fim de alcançar harmonia do funcionamento do organismo, aprimorar a qualidade de vida, amenizar ou corrigir problemas e ‘falhas’ e até prevenir doenças.
Como funciona?
A Nutrição Funcional visa tratar os desequilíbrios causados pelo excesso ou pela carência nutricional de cada indivíduo, baseia- se no rastreamento metabólico, o qual possui o objetivo de conhecer o organismo e recomendar alimentos ideais para reparar determinadas situações, a partir da elaboração de um cardápio balanceado capaz de fornecer todos os nutrientes necessários para uma alimentação saudável, auxiliando assim no tratamento de doenças e proporcionando qualidade de vida.
Por que devo consultar um nutricionista?
Consultar um especialista e manter o acompanhamento é de suma importância, pois cada organismo pode ter uma reação específica a determinado alimento. Ou seja, é possível que algo que tenha funcionado para um paciente não apresente os mesmos resultados em outro. Assim o nutricionista assume papel fundamental no momento da indicação de um cardápio individualizado, que leva em conta as particularidades do paciente e seja, de fato, adequado a ele, proporcionado diversos benefícios ao organismo e possibilitando alterações e ajustes ao longo do tempo, conforme a necessidade de cada um.
Benefícios
- Melhora na qualidade de vida;
- Prevenção de doenças;
- Otimização de processos de recuperação (cirurgia, inflamação, infecção e doenças);
- Alimentação balanceada e saudável, promovendo equilíbrio nutricional;
- Tratamento individualizado;
- Melhora das funções cognitivas em casos de problemas que interferem em tais funções;
- Saúde integral.