Saiba como identificar se um alimento é orgânico
Alimentos orgânicos são produzidos de maneira natural, sem a utilização de agrotóxicos, adubos químicos e outras substâncias sintéticas. O consumo desse tipo de alimento pode trazer benefícios para a saúde, além de impactos positivos sobre o meio ambiente e a movimentação da economia de pequenos produtores.
O Guia Alimentar Para a População Brasileira, uma publicação do Ministério da Saúde, destaca que os alimentos orgânicos são provenientes de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais.
Além de serem alimentos livres de contaminantes, eles protegem a biodiversidade e contribuem para a desconcentração das terras produtivas e geração de emprego e renda.
Orgânicos podem ser encontrados em mercados, feiras livres e de produtores e nos chamados “sacolões”.
Outras opções são a participação em grupos de compras coletivas, com vizinhos ou colegas de trabalho, ou o comércio ambulante feito em veículos que adquirem os produtos em centrais de abastecimento.
Para verificar a autenticidade de orgânicos, o consumidor deve observar se a embalagem apresenta o selo Produto Orgânico Brasil.
O Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg) concede um selo que garante que um alimento oferecido é, de fato, natural e livre de alterações químicas. Caso os alimentos sejam vendidos por agricultores familiares sem certificação, o consumidor pode pedir o documento que comprove o cadastramento do produtor como orgânico.
Fonte: CNNBrasil